Professor homenageado.

"O professor só pode ensinar quando está disposto a aprender."
                                                                                                                            Janoí Mamedes


Edna Maria de Araújo Lima
Formada em Licenciatura Plena em História, Pós Graduada em História do Brasil e Metodologia do Ensino Superior.
A professora lecionou em várias escolas como na Adventista de Campina Grande, Coperil, CEII, Curso Equipe Pré- vestibular, Colégio Modelo e Fundação Bradesco.

Professor nota 10....

"O professor só pode ensinar quando está disposto a aprender."
                                                                                                                            Janoí Mamedes

Conheça um dos projetos elaborados pela professora Edna ao longo de sua prática pedagógica.

Monitora: Edna Maria de Araújo Lima
Componentes curriculares: Língua Portuguesa, Inglesa e Educação Artística
                                             
                                                    Projeto: Luar do Sertão
1-Justificativa:
Segundo a Sociologia, cultura é tudo o que é aprendido e partilhado pelos indivíduos de um determinado grupo. Dessa forma, não existe cultura superior ou inferior, o que existe são culturas diferentes caracterizadas, por exemplo, pela maneira de vestir,  maneira de agir, falar, crenças, valores e normas diferentes. Entretanto, o ambiente exerce um papel fundamental nas mudanças culturais, haja vista o homem ser capaz de mudar sua maneira de encarar o mundo por contingências ambientais ou por transformação da consciência social. É o que chamamos de aculturação.
A globalização vem contribuindo no processo de aculturação dos povos. Pela rapidez de comunicação entre os diferentes países do globo, cada cultura está perdendo sua identificação cultural e social aderindo em parte a outras culturas. Pois com a evolução dos meios de comunicação, o indivíduo tem condições de receber e consumir bens produzidos em outras culturas, incorporando a seu cotidiano valores de realidades distantes. Assim, enfraquecem-se as noções de regionalismo e nacionalismo, contribuindo para que a adoção de termos estrangeiros torne-se uma consequência natural.
Em se tratando do Brasil, é um país que desde a sua colonização recebeu forte influência cultural estrangeira, quando foi imposto à população nativa, a língua, a religião e os valores sociais e culturais dos colonizadores. Um exemplo, é o folclore   brasileiro que é um dos mais ricos do mundo. Nele estão as marcas dos diferentes  povos que formaram nossa nação, principalmente o indígena, o africano e o europeu. A cultura brasileira parece mais uma colcha de retalhos multicolorida, representada pelo Saci-Pererê, feijoada, redes de dormir, chinelo de palha, fita do Nosso Senhor do Bonfim, brincadeira de esconde-esconde, bumba-meu-boi, samba, panelas de barro, ferradura atrás da porta, carnaval e futebol, etc.. Conhecer, cultivar e estudar nossas tradições é uma forma de manter vivas as raízes nacionais.
É por isso, que desenvolvemos o projeto Luar do Sertão. Através dele, pretendemos responder alguns questionamentos: Quais são as festas populares do Brasil? Qual a relação entre a tradição religiosa e as manifestações culturais? Ainda hoje é preservado, no Nordeste, o costume de, nas festas juninas as famílias ficarem ao redor da fogueira celebrando a relação de compadrio, enquanto as jovens se empenham com “ajuda” dos santos a fazer adivinhações para saber com quem vão casar? Toda festa popular faz parte do folclore? O folclore é comemorado em todo Brasil? E o Halloween, é uma festa folclórica? Onde surgiu? Como ela é comemorada no Brasil? Que classe social participa do Halloween no Brasil? Que idade?
2- Objetivos:
  • Utilizar a Língua Portuguesa como instrumento de expressão e de informação.
  • Valorizar a cultura da Língua Portuguesa nos seus aspectos artísticos, históricos e sociais.
  • Discutir as transformações que a língua e a cultura de um povo sofrem ao longo do tempo.
  • Analisar o processo histórico em que a língua inglesa americana passou a influenciar a nossa língua.
  • Pesquisar e refletir como a cultura dos Estados Unidos tem influenciado nas manifestações culturais do Brasil.
  • Conceituar cultura e festa popular.
  • Pesquisar a origem de algumas manifestações culturais do Brasil.
  • Relacionar a tradição religiosa com as manifestações culturais
  • Conhecer a origem da palavra folclore.
  • Estudar como o folclore é comemorado nas diferentes regiões brasileiras.
  • Pesquisar e refletir como a cultura americana tem influenciado nas manifestações culturais do Brasil
  • Conhecer a origem o Halloween e como ele é comemorado no Brasil e na cidade de Irecê.
  • Produzir uma mostra cultural para a divulgação das pesquisas realizadas.
3- Conteúdos:
·        Conceito de linguagem.
·        História da Língua Portuguesa no Brasil.

·        Influência da cultura dos Estados Unidos  na cultura nacional/local.
·        Influência das culturas indígena, africana e européia na formação do patrimônio cultural brasileiro.
·        Estrangeirismos: conceito e pesquisa.
·        Festas e manifestações populares no Brasil: história e características.
·        A Arte da Palavra – Educação Artística, aula 03(gíria, parlenda, soneto e desafio de cordel)
6 -Cronograma

Atividades
Data
Local
Responsável
Elaboração do projeto a partir de uma sondagem com os alunos sobre um tema de interesse deles.
Envio do projeto para análise dos professores especialistas.
03/07 à
24/07
Sala de aula e SOPE
Monitora e OPE
Discutir com os alunos alguns conceitos: Mensagem, comunicação e linguagem e a relação existente entre eles.
Retomar os conhecimentos adquiridos nas aulas de História acerca da origem da Língua Portuguesa e sua importância no processo de                                 dominação do Brasil.
Leitura de textos informativos acerca das transformações que a língua e a cultura de um povo sofrem ao longo do tempo.
Organização dos grupos e distribuição dos temas para pesquisa.


31/08
Sala de aula
Monitora e alunos
Pesquisas dos temas distribuídos 

28/09
Biblioteca e sala de aula
Monitora e alunos
Entrevista com professores das escolas de Irecê que comemoram o Halloween
Confecção de um painel com fotografias do Halloween das escolas pesquisadas
De outubro a 02/11
Escolas da cidade e cursos de Língua Inglesa
Alunos
Culminância do Projeto: apresentação dos  trabalhos dos alunos através de um luau tipicamente sertanejo.
30/11
Quadra esportiva da escola
Monitora, alunos do Telecurso, alunos dos outros segmentos da escola, OPE e Direção
Avaliação do Projeto
30/11

Monitora e alunos
7- Materiais / Recursos Didáticos
  • Cópias de textos informativos
  • Papel oficio
  • Maquina fotográfica
  • Outros materiais utilizados pelos alunos na confecção dos trabalhos, como papéis coloridos, papel metro, cola e tesoura.
  • Construção da casa de “enchimento”, para o cenário: galhos de bambu, pedras, folhas do pé de coco, argila, enxada, etc.
  • Decoração da casa: pote de barro, bacia, réstia de cebola, toucinho, espelho, mesa, rede, vassoura de mato, esteira de palha, roupas no varal, etc.
    8- Processo avaliativo:
A avaliação será processual, observando-se:
·        A participação dos alunos nas atividades propostas
·        A responsabilidade dos alunos no cumprimento das atividades
·         O interesse em socializar o conhecimento adquirido ao longo das atividades.
·        A análise da relação/coerência entre os painéis produzidos e o conteúdo estudado.
9- Referências bibliográficas;
1- BAGNO, Marcos. Preconceito Lingüístico. São Paulo. 2003. Edições Loyola.
2-CASCUDO, Luís da Câmara. Contos tradicionais do Brasil. Belo Horizonte; São Paulo, Itatiaia, Editora da Universidade de São Paulo, 1986. Reconquista do Brasil,
2ª série, 96.
3-CEREJA, William Roberto e Thereza Cochacar Magalhãe.  Português: Linguagens. Vol 1 São Paulo. 2002. Saraiva.
4-Livro do Telecurso de Língua Portuguesa. 1º Grau. Vol.1
5-Livro do Telecurso de Língua Portuguesa. 2º Grau. Vol.1
6-Livro do Telecurso de História do Brasil 1º grau. Volume1
7- Livro do Telecurso- Educação Artística