Educação

A Questão da Educação
  

A educação no Brasil melhorou muito, nos dias atuais em vários aspectos: na estrutura física, deu uma melhorada significativa (laboratórios de informática, equipamentos,etc), aumentaram os investimentos (cursos universitários,cursos técnicos, especializações,nos exemplos de pós-graduação, em equipamentos,etc) e assim por diante.Entretanto, falta algo que está além da estrutura,professores competentes que junto com a os pais incentive os estudantes, pois a metodologia  não atende a realidade destes, falta interatividade entre comunidade e escola,ou seja, ainda tem muito trabalho pela frente.
                                                                Alunos da rede municipal de ensino da cidade de irecê

Uma solução viável é uma mudança na dinâmica dentro da sala de aula, trazendo conteúdos que façam os alunos interagir uns com os outros,com o professor e a instituição, seja com música,teatro,algo que chame a atenção dos estudantes dentro do espaço do cotidiano deles.A comunidade não participa das atividades da escola,não se junta a ela como uma parceria para melhorar nas interatividades em que os estudantes participam.
                                                                        Alunos da rede municipal de ensino da cidade de irecê

A educação deve visar a autonomia dos estudantes.A responsabilidade cabe a pais e professores transformá-los em cidadãos e críticos,sabendo agir sozinhos conscientemente dentro da sociedade,isto em tese,pois não é esta a visão que fazemos hoje. De alguma forma deve-se pensar que toda a sociedade é responsável,pois hoje os pais colocam(jogam) toda a responsabilidade de educar e orientar seus filhos,para os professores que assumem o papel de educar estudantes problemáticos,que são estimulados a não acreditarem na educação,pois os educadores não se interessam pelo o que os alunos pensam ou querem ou ainda o contexto social em que estão inseridos,simplesmente colocam o assunto e eles teem que aprender ,ou seja ,são obrigados a saber ou então ficam desorientados,assim perdem o interesse em ir para a escola,porque para eles se torna uma coisa chata e pesada.O ensino deve ser agradável,lúdico,para encantar os aprendizes e ajudá-los a se apropriarem dos saberes que podem favorecer a sua integração com o mundo e as pessoas,produzindo assim felicidade e não tédio. 

                                                   Alunos da rede municipal de ensino da cidade de irecê
Falta saber envolver os alunos nos saberes necessários, pelo fato do que se observa hoje na educação, os professores passam um assunto os alunos fingem que aprende, no instante seguinte já esqueceram ou não entendem o porque do  professor estar passando certo assunto, pois tanto os educadores quanto os alunos não acreditam na educação.

                                               Alunos da rede municipal de ensino da cidade de Irecê

          A educação só pode dar certo se os professores e aprendizes acreditarem nela e serem os protagonistas de suas ações, o professor tem que buscar e acompanhar o contexto social dos alunos para conhecer a realidade desses e levar assuntos do seu interesse com perspectiva de mudança para que os aprendizes possam participar e começar a pensar que a educação é um caminho que vai lhes orientar nos caminhos que eles querem trilhar,porque o conhecimento não pode ser uma coisa que se impõe e se algo que se constrói ao longo de determinado tempo, para crescimento pessoal, moral e de um profissional crítico, ativo e de visão social. Pois como formaremos um futuro médico? se não o fizermos perceber que ele pode, porque depende dele  mudar a própria realidade, pelo fato do professor estar na sala de aula para trabalhar com pessoas capazes, nesta questão entra também o preconceito social,desde pequeno a criança pobre fica sabendo que só quem se forma em faculdade é “gente rica,que possui muitos recursos”,pelos pais ou pela sociedade,por isso a função de incentivo depende da escola,pois como quer que se aprenda se não se acredita no ensino? o professor tem que levar a esperança de um futuro melhor para os aprendizes e conscientizá-los de que eles são capazes e podem mudar a realidade vivida e transformá-la de acordo com o sistema em que pertencem,usando o conhecimento passado por ele para driblá-lo.
                                                          Alunos da rede municipal de ensino da cidade de Irecê
                                                    
                                                              Elivânia,Juliete,Liliana,Maria Aparecida,Michele,Rosana.



BULLYNG NA ESCOLA

É importante os professores indentificarem o problema do bullyng dentro do espaço escolar, para saber como agir, nestas situações. Os alunos podem apresentar deficiências na aprendizagem, devido aos apelidos colocados pelos colegas e professoes
O bullyng consiste em axclusão, indiferença, devido a diferenças que esta pessoa possasentar não apresentar, os colegao aceitam, a criança fica sem querer ir a escola, pode apresenervosismo, ira, tristeza, perde  o interesse, pode haver desistência e talvez a família até desconheça esse problema, o que pode desmotivá-lo mais ainda e á escola pode ser até motivo de tortura, etc.
   A direção também tem que tomar conhecimento do assunto, e tentar reverter e proibir, ou até mesmo fazer um planejamento didático mostrando causas e consequências que bullyng causam nos alunose  e  inibir certas atitudes de alunos indisciplinados.
Além do mais, o bullyng atrapalha no convivio social e familiar




http://vozdenos.files.wordpress.com/2007/12/bullying1.jpg

2 comentários:

  1. A falta de professores capacitados e com uma prática pedagógica mais atraente,é um dos problemas que temos hoje,pois escolas com boas estruturas ja temos,esta faltando mais incentivo e capacitação dos professores para que ele desenvolva um bom trabalho com seus alunos,é preciso também que os pais sejam mais participativos na vida escolar dos filhos.

    ResponderExcluir
  2. No momento que alguém decide ser professor, ele passa a se envolver não apenas com a escola mas também com os alunos pois a educação vai além da sala de aula, por isso,o professor deve envolver os alunos de todas as formas par que ele desfrutem da educação.

    ResponderExcluir